Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Trabalho híbrido e as (famosas) soft skills que empresas buscam

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, oito das 10 habilidades mais importantes para um profissional serão as habilidades socioemocionais

Com a chegada da pandemia da COVID-19 em 2020, o mercado de trabalho precisou se transformar rapidamente e, consequentemente, o trabalho remoto se tornou uma realidade. Atualmente, cada vez mais trabalhadores encaram o desafio de voltar aos escritórios e o formato híbrido vem se mostrando ser mais que uma tendência passageira. Caracterizado pela flexibilidade, algo que se tornou primordial para os colaboradores nos últimos anos, esse novo modelo de trabalho traz benefícios tanto para a empresa quanto para os funcionários.

E diante deste novo cenário, surgem novas necessidades em relação às habilidades dos profissionais que atuam neste contexto, as tão faladas soft skills. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, oito das 10 habilidades mais importantes para um profissional serão as habilidades socioemocionais, até 2025. Porém, no Brasil, 90% dos profissionais são contratados por hard skills e demitidos por soft skills, segundo dados do Page Personnel.

Isabela Corrêa, CEO e co-fundadora da B.NOUS, uma edtech focada no gerenciamento e aprimoramento de habilidades ligadas à inovação e habilidades humanas, explica que mais da metade das empresas brasileiras tiveram seus resultados prejudicados em 2020 pela falta de soft skills. “Se as empresas querem contratar e reter por um longo período os profissionais, de forma a realmente gerar valor, o foco deve ser o desenvolvimento desse conjunto de skills nos colaboradores, conectando os melhores conteúdos e soluções de aprendizagem com a realidade que vivem dentro das empresas”, diz.

As três principais soft skills para o trabalho híbrido

Comunicação eficaz

Se comunique de forma clara e concisa. Isso envolve transmitir suas ideias e objetivos de forma clara e persuasiva. Além disso, é importante ouvir atentamente as ideias e opiniões dos outros e comunicar-se de forma respeitosa e empática.

Desenvolvimento pessoal e profissional

É importante sempre continuar aprendendo e crescendo. Isso envolve investir em seu desenvolvimento pessoal e profissional, como participar de treinamentos e workshops, buscar mentores e encontrar oportunidades para expandir sua rede de contatos. Além disso, é importante estar aberto a feedback e ser proativo na identificação e resolução de lacunas em suas habilidades.

Liderança autêntica

Alguém que é fiel a si mesmo e às suas crenças. Isso envolve ser honesto e transparente em sua comunicação e ações, bem como assumir a responsabilidade por suas decisões. Ao liderar com autenticidade, você constrói confiança com os membros da equipe e promove um ambiente de trabalho positivo.